FELLOWSHIP

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O objetivo principal do programa de Fellowship do Hospital de Olhos do Paraná é proporcionar uma experiência adicional aos recém-formados em Oftalmologia, interessados em Cirurgia, que lhes permita aprimorar os conhecimentos e técnicas para seu desenvolvimento profissional a partir dos princípios básicos do Hospital de Olhos do Paraná.

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA

Treinamento voltado para cirurgiões, que tenham concluído a residência recentemente e estejam interessados em fazer cirurgia e aprimorar seu conhecimento na área de oftalmologia.

REQUISITOS DO PROGRAMA

- O candidato deve ter concluído a residência e ter sido aprovado na prova do CBO. - Da aprovação até o primeiro dia do início do fellowship, o candidato deve apresentar um tema para desenvolver um estudo durante o fellowship.

Duração: O Fellowship tem a duração de 01 a 02 anos, conforme especialidade escolhida.

METAS EDUCACIONAIS

O programa de Fellowship proporciona aos participantes uma ampla experiência no tratamento de doenças e cirurgias oftalmológicas, para que ao final da atividade o Fellow esteja preparado para encarar as práticas diárias com profissionalismo e responsabilidade.

Todos os Fellows deverão participar dos procedimentos cirúrgicos, o nível de responsabilidade irá crescendo de acordo com os conhecimentos e habilidades demonstradas.

O Fellow deve ter domínio das técnicas de cirurgia, instrumentação básica e clínica previstas no programa em que estiver realizando sua atividade.

Ao finalizar o programa, o Fellow deverá ter adquirido a capacidade de selecionar, da melhor forma, os pacientes candidatos a cirurgia. Para tanto, o Fellow estará sob a supervisão constante do staff do Hospital de Olhos do Paraná, sendo avaliado no que diz respeito a sua capacidade de tratamento médico e, finalmente, tratamento cirúrgico dos pacientes.

ATIVIDADES

Durante o período de treinamento, o Fellow deve se dedicar integralmente às atividades designadas pelo Hospital de Olhos do Paraná, para obter a certificação do Programa de Fellowship.

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

O programa deve ser realizado nas unidades de referência do Hospital de Olhos do Paraná.

Caso seja necessário, e com o objetivo de complementar o treinamento, o preceptor pode eventualmente encaminhar o Fellow para outra instituição.

O candidato pode se inscrever para o programa ainda na condição de residente, desde que apresente uma carta da instituição de ensino comprovando o término da residência em data anterior ao início do Fellowship.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Para participação no programa de Fellowship, o candidato deve obedecer aos seguintes requisitos:

- Realizar sua inscrição no site do Hospital de Olhos do Paraná [para fazer a inscrição clique aqui];
- Ter concluído a residência antes do início do programa de Fellowship;
- Enviar o comprovante de pagamento da sua inscrição;
- Currículo;
- Carta de apresentação.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção para escolha dos candidatos será de acordo com os seguintes passos:

- Realização da inscrição através do site do Hospital de Olhos do Paraná;
- Entrega da documentação;
- Revisão da documentação completa recebida de acordo com os critérios já referidos e no prazo de inscrição;
- Entrevista conduzida pelos preceptores da área e Diretores do Hospital de Olhos do Paraná, podendo ser realizada por telefone, e-mail ou pessoalmente, com cada um dos candidatos;
- Aprovação definitiva será divulgado no site no Hospital de Olhos do Paraná e por e-mail para cada candidato..

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Os processos para certificação são os seguintes:

- O candidato deve concluir, com êxito, o programa de Fellowship no tempo estabelecido;
- O candidato terá que ter concluído o trabalho científico e encaminhado para publicação;
- O Hospital de Olhos do Paraná, através dos seus diretores, deverá aprovar a certificação do fellow.